Proteção dos Dados

Qual o compromisso da Trinus com relação à proteção de dados pessoais coletados por meio das Denúncias?

O bom funcionamento de um Canal de Denúncias preza pela confidencialidade de todas as informações aqui obtidas. Reiteramos que o objetivo do canal é apurar possíveis condutas antiéticas e, dessa forma, garantir um ambiente seguro para a manifestação da informação, com a possibilidade de anonimato e garantindo a confidencialidade.

Portanto, todas as informações são protegidas e qualquer dado pessoal fornecido será tratado de acordo com a legislação em vigor e com a Política de Privacidade da Trinus.

O que são dados pessoais?

De acordo com a lei, consideram-se dados pessoais quaisquer informações relativas a uma pessoa individual identificada ou identificável. Por exemplo: um nome, um número de identificação ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, econômica, cultural ou social.

O objetivo do canal não é obter informações pessoais, porém, devido à natureza da denúncia, isso poderá acontecer O tratamento de informações pessoais, neste caso, tem por finalidade a apuração de possíveis condutas consideradas antiéticas e/ou que violem os princípios éticos e padrões de conduta e/ou a legislação vigente.

Quais informações devo registrar em meu relato?

Você deve incluir em seu relato todas as informações necessárias para a apuração objetiva do caso, detalhando a situação, quando, como e onde ela ocorreu, e quem são as pessoas envolvidas. Além disso, informações sobre testemunhas e evidências/provas que possam ser obtidas são valiosas e devem ser informadas.

Os dados pessoais que serão disponibilizados são:


• Nome (caso deseje se identificar)
• Telefone (informação opcional)
• E-mail
• Nome de Testemunhas (se houver)
• Nome do denunciado
• Nome de outras partes relacionadas ao relato (se houver)

Evite incluir em seu relato quaisquer detalhes de sua vida pessoal ou dos envolvidos (como, por exemplo, detalhes sobre o estado de saúde, orientação sexual, escolha religiosa, entre outros), a não ser que tais informações sejam necessárias para a compreensão e apuração do caso.

Quem terá acesso ao meu relato e aos meus dados?

As informações registradas no canal são recebidas por uma empresa independente e especializada, que disponibilizam para a equipe de investigação interna da Trinus somente as informações necessárias para a análise. Caso a denúncia seja sobre algum integrante da equipe de investigação e do Comitê de Ética, ele(a) não receberá o relato para análise.A Trinus garante a sua confidencialidade, para que o tratamento da denúncia ocorra preservando sua identidade. Exclusivamente em caso de detecção de algo ilícito ou devido a solicitação judicial, os dados pessoais poderão ser compartilhados com terceiros (Juízes e tribunais, forças de segurança ou Administração Pública), para a proteção rigorosa do interesse público.

O que será feito com meu relato e quando será excluído?

As informações de relatos serão armazenadas enquanto perdurarem as finalidades do processo de apuração e conclusão do caso.

Além disso, informações consolidadas serão utilizadas para geração de estatísticas da operação, mas nenhum nome envolvido ou dado pessoal será exposto.

Qual o meu dever?

Seu dever é utilizar este canal de boa-fé e registrar informações verdadeiras, apresentadas com riqueza de detalhes e suporte de evidências, sempre que possível.

Quais são os meus direitos?

• Direito de exclusão dos dados: Se desejado, você pode solicitar que suas informações pessoais sejam excluídas física e logicamente das bases de dados do Canal. Caso queira solicitar a exclusão de informações sobre algum registro que tenha feito, por favor, acesse o campo "Acompanhar relato" presente neste site, informe seu protocolo e um resumo da situação que deseja excluir. A solicitação será analisada para identificar se algum dos dados que foi solicitada a exclusão precisam atender prazo legal de arquivamento, o que impede a exclusão imediata.
• Direito de retificação dos dados: Se desejado, você poderá solicitar e indicar correções e/ou complementações sobre dados pessoais previamente informados. Caso queira modificar um registro que tenha feito, por favor, acesse o campo "Acompanhar relato" presente neste site, informe seu protocolo e quais informações deseja modificar.
• Direito de acesso: Se desejado, você pode solicitar informações sobre o processamento e armazenamento dos seus dados, incluindo: tempo de retenção, dados de contato do responsável pelos dados pessoais na organização, justificativa para manter o dado pessoal armazenado, dentre outras informações. Esta solicitação pode ser feita diretamente ao responsável pelo tratamento dos dados pessoais da Trinus, que é o Encarregado. (DPO).

Reiteramos que as informações registradas no Canal são recebidas, verificadas e analisadas de forma isenta, sigilosa e sem conflitos de interesse. Diversos cuidados são observados para preservar a privacidade de denunciantes e denunciados.

Dúvidas? Mais informações?

Para saber mais sobre a Gopliance e como protegemos dados pessoais, ou contatar o Encarregado, acesse www.gopliance.com.br
Para saber mais sobre a Trinus e como protegemos dados pessoais, entre em contato com o Encarregado via e-mail ([email protected]).